O Cardeal Robert Francis Prevost, ex-prefeito do influente Dicastério para os Bispos, é um prelado nascido em Chicago, com posições próximas às do Papa Francisco, que passou muitos anos como missionário no Peru antes de ser eleito superior geral dos Agostinianos por dois mandatos consecutivos.
Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, Prevost entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em 1977 e professou os votos solenes em 1981.
Sua formação acadêmica inclui um Bacharelado em Ciências Matemáticas pela Universidade Villanova em 1977, um Mestrado em Divindade pela Catholic Theological Union em Chicago, e tanto a licenciatura quanto o doutorado em Direito Canônico pelo Pontifício Colégio de Santo Tomás de Aquino em Roma. Sua tese de doutorado tratou de “O papel do prior local na Ordem de Santo Agostinho”.
Sua carreira na Igreja tem sido marcada por papéis significativos e realizações notáveis. Após sua ordenação sacerdotal em 1982, Prevost ingressou na missão agostiniana no Peru em 1985 e serviu como chanceler da Prelazia Territorial de Chulucanas de 1985 a 1986.
Entre 1987 e 1988, esteve nos Estados Unidos como promotor vocacional e diretor das missões da Província Agostiniana de Chicago, antes de retornar ao Peru, onde passou os dez anos seguintes à frente do seminário agostiniano em Trujillo, lecionando Direito Canônico no seminário diocesano, onde também foi prefeito de estudos. Ele também serviu em outras funções naquela região, incluindo pároco, oficial diocesano, diretor de formação, professor de seminário e vigário judicial.
Em 1999, retornou a Chicago e foi eleito prior provincial da província “Mãe do Bom Conselho” na arquidiocese. Dois anos e meio depois, foi eleito prior geral da Ordem dos Agostinianos, cargo que exerceu por dois mandatos até 2013.
Em 2014, voltou ao Peru quando o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da Diocese de Chiclayo. Foi elevado a bispo de Chiclayo em 2015. Enquanto esteve ali, também atuou como vice-presidente e membro do conselho permanente da Conferência Episcopal Peruana de 2018 a 2023.
Durante esse período, os bispos peruanos desempenharam, segundo relatos, um papel importante na garantia da estabilidade institucional durante as sucessivas crises políticas que resultaram na queda de presidentes sucessivos.
Em 2020 e 2021, Prevost atuou como administrador apostólico de Callao, Peru.
O Papa Francisco nomeou Prevost prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023, uma posição poderosa responsável pela seleção dos bispos, cargo que ocupou até a morte do Papa Francisco em 21 de abril de 2025. Em 30 de setembro de 2023, o Papa Francisco elevou Prevost ao cardinalato.
Durante seus primeiros meses como prefeito, então arcebispo Prevost permaneceu caracteristicamente discreto na mídia, mas foi, segundo se reporta, apreciado por sua capacidade de escuta e domínio das questões. Aleteia noticiou que um bispo francês que o conheceu dois meses após sua nomeação elogiou suas “perguntas judiciosas” e sua capacidade de síntese, destacando que esse primeiro contato deixou uma “boa impressão”.
Sobre temas-chave, o Cardeal Prevost fala pouco, mas algumas de suas posições são conhecidas. Ele é, segundo se informa, muito próximo da visão do Papa Francisco no que se refere ao meio ambiente, à atenção aos pobres e migrantes, e ao encontro com as pessoas onde elas estão. No ano passado, afirmou que “o bispo não deve ser um pequeno príncipe sentado em seu reino.” Prevost parece um pouco menos favorável a buscar apoio do lobby LGBTQ do que Francisco, mas demonstrou apoio moderado à declaração Fiducia Supplicans.
Prevost enfrentou algumas controvérsias relacionadas a abusos sexuais cometidos por membros do clero, embora tenha sido defendido em ambas as ocasiões. Seus apoiadores destacam sua inocência e afirmam que os casos foram relatados de forma imprecisa e injusta pela mídia.
O primeiro caso envolve sua condução de uma situação de abuso sexual durante seu tempo como provincial da Província Agostiniana de Chicago (1999-2001), quando um sacerdote condenado por abuso sexual de menores foi autorizado a residir num convento agostiniano próximo a uma escola primária e a continuar exercendo funções sacerdotais até ser posteriormente removido e laicizado em 2012. No entanto, diz-se que Prevost nunca autorizou essa situação particular, que o sacerdote não era agostiniano, e que o episódio ocorreu antes da promulgação da Carta de Dallas.
Mais recentemente, surgiram questionamentos quanto ao conhecimento e à condução, por parte de Prevost, de alegações de abuso em sua antiga Diocese de Chiclayo. Dois padres foram acusados de abusar sexualmente de três meninas, com as denúncias vindo à tona em abril de 2022, ainda durante seu episcopado. O caso tem sido fonte de frustração para católicos locais devido à lentidão de seu andamento e à resolução pouco clara.
Alguns acusadores alegaram que Prevost falhou em investigar adequadamente as denúncias e acobertou os sacerdotes acusados, mas a diocese negou firmemente tais alegações, afirmando que Prevost seguiu os procedimentos adequados. Afirmaram que Prevost pessoalmente acolheu e atendeu as vítimas, tendo supostamente aberto uma investigação canônica preliminar. Ele também encorajou as vítimas a levarem o caso às autoridades civis. Em julho de 2022, Prevost enviou os resultados da investigação ao Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF) para revisão. Seus defensores destacam que ele possui documentos do DDF e da Nunciatura Apostólica no Peru que indicam que ele não apenas foi atencioso com as supostas vítimas, mas que também cumpriu tudo o que exige o Direito Canônico nesses casos.
Entretanto, em maio de 2025, surgiram alegações de que a diocese teria pago US$ 150.000 às três meninas para silenciá-las. Descritas como “críticas públicas de longa data de Prevost”, as meninas alegam que Prevost encobriu os abusos sexuais cometidos pelo sacerdote.
As alegações, relatadas pelo InfoVaticana, descreveram o escândalo peruano, que foi tema de uma reportagem nacional na televisão, incluindo uma entrevista com as meninas no último outono, como a “pedra no sapato do Cardeal Prevost.”
Às vésperas do Conclave de 2025, o Cardeal Prevost era promovido como um possível candidato de consenso caso os principais nomes não conseguissem obter votos suficientes. Seu longo serviço missionário no Peru permitiu que fosse visto como um candidato mais universal do que propriamente americano, o que mitigava as objeções normalmente associadas à escolha de um papa vindo de uma superpotência.
Contudo, especulava-se que pudesse ser considerado jovem demais e elevado ao cardinalato muito recentemente para ser seriamente cogitado como papabile com chances significativas de eleição. Questionamentos persistentes sobre sua gestão de casos de abuso sexual também lançaram uma sombra sobre suas perspectivas.
O Cardeal Prevost é membro de sete dicastérios vaticanos, bem como da Comissão para o Governo (Governatorato) do Estado da Cidade do Vaticano, o que indica o quanto o Papa Francisco confiava no cardeal e valorizava suas capacidades administrativas.
Sua postura pastoral
❌ ORDENAÇÃO DE DIACONAS FEMININAS
Durante o Sínodo sobre Sinodalidade em outubro de 2023, Prevost afirmou que "clericalizar as mulheres" - ou seja, ordená-las para funções clericais - não resolveria os problemas da Igreja e poderia até criar novos.
⚖️ BENÇÃO A CASAIS DO MESMO SEXO
Embora tenha expressado reservas sobre “simpatia por crenças e práticas que contradizem o evangelho”, o cardeal Prevost mostrou menos clareza sobre os supplicanos de Fiducia, enfatizando a necessidade de as conferências nacionais de bispos terem autoridade doutrinária para interpretar e aplicar tais diretrizes em seus contextos locais, dadas as diferenças culturais. Portanto, ele não endossou nem rejeitou totalmente o documento.
❔ CELIBATO SACERDOTAL OPCIONAL
Não existem falas do Cardeal sobre esse tema.
❔ RESTRIÇÃO DO VETUS ORDO (MISSA TRIDENTINA)
Não existem falas do Cardeal sobre esse tema.
❔ ACORDO ENTRE O VATICANO E A CHINA?
Não existem falas do Cardeal sobre esse tema.
✅ PROMOÇÃO DE UMA IGREJA SINODAL
Prevost é um forte defensor da sinodalidade. Ele foi descrito como um “proponente vocal” da ênfase do Papa Francisco em tornar as estruturas da Igreja mais inclusivas e participativas, vendo a sinodalidade como uma maneira de abordar a polarização dentro da Igreja. Ele conecta a sinodalidade com a necessidade de consulta e envolvimento leigo.
✅ FOCO NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
A Prevost é franca sobre a necessidade de uma ação urgente sobre as mudanças climáticas. Ele enfatizou recentemente que a Igreja deve passar “das palavras para a ação”, alertando contra as consequências “preciosas” do desenvolvimento tecnológico descontrolado e defendendo um relacionamento recíproco e não tirânico com o meio ambiente. Ele se alinha intimamente com as prioridades ambientais do Papa Francisco.
❔REAVALIAÇÃO DA HUMANAE VITAE
Não existem falas do Cardeal sobre esse tema.
❔COMUNHÃO PARA DIVORCIADOS E PESSOAS EM SEGUNDA UNIÃO?
Não existem falas do Cardeal sobre esse tema.
❔ CAMINHO SINODAL ALEMÃO?
Não existem falas do Cardeal sobre esse tema.
SERVIÇOS À IGREJA
Ordenação ao Sacerdócio: 19 de junho de 1982
Ordenação ao Episcopado: 12 de dezembro de 2014
Elevação ao Colégio dos Cardeais: 30 de setembro de 2023
Educação
1977: Bacharel em Ciências em Matemática pela Universidade Villanova
1982: Mestre em Divindade pela União Teológica Católica em Chicago
1984: Licenciada em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Angelicum) em Roma
1987: Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Angelicum) em Roma
Atribuições
1985-1986: Trabalho missionário em Chulucanas, Peru
1988-1998: Vários papéis em Trujillo, Peru, incluindo prévio da comunidade, diretor de formação e professor
1999-2001: Provincial da Província Agostiniana em Chicago
2001-2013: Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho (dois termos)
2014-2015: Administrador Apostólico da Diocese de Chiclayo, Peru
2015-2023: Bispo de Chiclayo, Peru
2023-presente: Prefeito do Dicastério para os Bispos
2023-presente: Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina
Associações
Dicastério para o Clero
Dicastério para a Evangelização
Dicastério para a Doutrina da Fé
Dicastério para as Igrejas Orientais
Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada
Dicastério para a Cultura e a Educação
Dicastério para Textos Legislativos
2023: Comissão para a Governança (Governatorato) do Estado da Cidade do Vaticano